Close

9 de dezembro de 2015

Poluição da água

polução

Nosso planeta é formado em grande parte por água, 97% são salgadas e não adequadas ao consumo humano, irrigação e animais, dessa forma restam somente 3% de água doce, mas desse percentual somente cerca de 0,8% estão disponíveis, entretanto uma parte desse percentual encontra-se poluída e uma grande parcela está nos pólos congeladas.

Com base nessas estatísticas podemos dizer que a quantidade de água doce para consumo é bastante diminuto e isso requer uma preocupação global quanto a escassez e o uso comedido de toda água potável disponível. Isso é uma das grandes preocupações desse século, uma vez que muitos países já enfrentam dificuldades para obter água.

O grande número de habitantes presentes no planeta, grandes índices de urbanização agregados ao intenso consumo das sociedades, atividades produtivas e falta de medidas ambientais que possam poupar um elemento natural indispensável à vida são alguns dos fatores ou agentes que afirmam a possibilidade de faltar água em médio prazo no mundo.

Diante dessas perspectivas, a poluição ocupa um lugar de destaque, a contaminação da água contribui para a diminuição do recurso, além de disseminar doenças, pois anualmente morrem milhões de pessoas decorrentes da contaminação hídrica.

A poluição das águas é resultante de várias origens, dentre muitas as principais são:

  • Poluição industrial: a maioria das indústrias não faz o tratamento de seus dejetos, assim são conduzidos à natureza sem cuidado algum, em sua maioria são escoados para rios e lagos, como são produtos químicos deixam um rasto de destruição ambiental em plantas e animais.
  • Insumos agrícolas: na atividade agrícola são usados diversos agrotóxicos e fertilizantes, porém, além de matar pragas e adubar o solo, esses elementos químicos favorecem a contaminação dos mananciais. Quando a aplicação de ambos é realizada esses permanecem nas plantas e no solo, com a chuva uma parcela das substâncias escoa em forma de enxurrada até atingir o curso de um rio ou córrego, uma parte é absorvida pelo solo e chega ao lençol freático. Posteriormente, essa água vai abastecer propriedades rurais e cidades, contamina simultaneamente pessoas que vivem em área urbana, rural, além dos animais domésticos e silvestres que ingerem essa água levando-os, em vários casos, à morte.
  • Esgoto doméstico: esse tipo de poluição das águas acontece, muitas vezes, pela omissão do Estado que não disponibiliza tratamento de esgoto à sua população, com isso todos os dejetos de origem humana são despejados diariamente em rios e lagos. Ao receber tamanha quantidade de esgoto o manancial fica sem vida e concentra diversas doenças.

9 de dezembro de 2015 < a href="http://acqualogico.com.br/author/admin/" title="Visualizar todas as postagens por admin" rel="author">admin Notícias curiosidades, informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R$0,000 items